sábado, 14 de janeiro de 2017

Explorando a matriz de LED do Sense HAT

O sense HAT (HAT é o acrónimo de Hardware Attached on Topé uma placa suplementar para o Raspberry Pi criado especialmente para o desafio Astro Pi. Enquanto equipa concorrente ao desafio, tivemos o privilégio de ter acesso a um sense HAT, mas é possível comprar uma destas placas por cerca de £25 em lojas especializadas, como a RS.

A placa Sense HAT
A placa Sense HAT está equipada com uma matriz de LED RGB 8x8, um joystick de 5 pontos e ainda os seguintes sensores: giroscópio, acelerómetro, magnetómetro, temperatura, pressão e humidade.

Para realizar programas em Python que explorem as potencialidades do Sense HAT, há que recorrer à livraria SenseHat, iniciando o programa com as seguintes linhas:


A livraria SenseHat permite-nos usar uma série de comandos úteis para dominar a placa Sense HAT. A ESA disponibiliza um bom resumo dos comandos disponíveis: 


São várias as estratégias de exploração do Sense HAT. A ESA tem publicada uma série de documentação muito interessante que pode ser explorada quer individualmente pelos alunos, quer em sala de aula. A documentação, em inglês, pode ser encontrada no site do raspberry pi.

A Ciência Viva, através do programa Esero, disponibilizou também um bom documento em português para explorar os comandos associados à matriz de LED:



Este documento é um ótimo exercício para iniciar os trabalhos com o Sense HAT, apresentando tarefas com dificuldade crescente e apelativas. É também uma boa forma de exercitar a programação Python e, como bónus, permite, através do uso dos LED RGB (red, green, blue), uma reflexão sobre a luz e a cor.

Despedimo-nos com um pequeno vídeo de um divertido exercício de programação da matriz de LED que fizemos - quem não reconhece o creeper do Minecraft?

Sem comentários:

Enviar um comentário