terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Primeiros passos em Python

São muitas as formas de aprender a programar (seja Python, seja outro tipo de linguagem). E, evidentemente, não é preciso um raspberry pi para o fazer. Neste projeto, no entanto, o objetivo é mesmo programar um raspberry pi, pelo que nos concentraremos nisso.

O inconveniente do raspberry pi é que nem sempre está disponível (no nosso clube temos dois que vão sendo emprestados semanalmente aos alunos, mas não dá para todos em simultâneo) e, estando, obriga à ligação do monitor e do rato e do teclado...por vezes, para treino, é mais simples usar simuladores que correm diretamente no PC (falaremos deles em post posterior).

O Ciência Viva, através do programa Esero, disponibilizou três boas aulas para introdução à programação em Python.

A primeira das aulas concentra-se apenas na programação Python. Caso não se tenha um raspberry, pode executar-se a aula num PC com o Python instalado.

É um bom exercício para um primeiro contacto com o raspberry pi e para começar a compreender a estrutura de um programa em Python, assim como a lógica do uso de livrarias. Os alunos não conseguiram cumprir esta aula em 90 minutos, mas cumpriram as tarefas sem dificuldades de maior.

Deixo o material disponibilizado pelo Ciência Viva:


Sem comentários:

Enviar um comentário